top of page

Criacionismo ou Fixismo

AFINAL DE CONTAS, O QUE É O CRIACIONISMO?

Bem, o criacionismo se baseia doutrina do Deus criador e tem suas bases no Antigo Testamento, mais precisamente em Gênesis 1 e 2 onde narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. E essa é justamente a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

Contudo, existem diferentes posicionamentos frente ao tema criacionismo:


CRIACIONISMO DA LACUNA

Sustenta que há uma enorme e não mencionada lacuna entre dois eventos da Bíblia. Há várias hipóteses sobre onde estaria essa lacuna. Uma das possibilidades é:

Entre a primeira e a segunda frase do Gênesis, o que significa que após Gênesis 1:1, que diz "No princípio, criou Deus os céus e a terra", milhões ou bilhões de anos passam. Durante esse período, algo catastrófico leva a Terra à decadência, então acontece Gênesis 1:2: A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Nesse ponto, os seis dias da criação (ou, no caso, recriação) começam.



CRIACIONISMO DA IDADE DIÁRIA

Essa explicação afirma que, o conceito de dias de 24 horas não existia quando a criação começou e quando o "dia" no mundo foi usado pela primeira vez. Então, um "dia da criação" pode ser qualquer período, ou seja, um dia com milhões de anos.


CRIACIONISMO MODERNO

Esse tipo de criacionista aceita alguns aspectos da evolução. Por exemplo: ele acredita que a microevolução (evolução dentro das espécies) pode ocorrer com a permissão de Deus; entretanto, rejeita a macroevolução (evolução entre as espécies) e a teoria da seleção natural. Um criacionista moderno acredita que Deus criou cada tipo de organismo a partir do nada.


LIGANDO À LACUNA: EVOLUCIONISMO TEÍSTA

Os evolucionistas teísticos acreditam que a Bíblia geralmente tende a ser alegórica, não factual. Eles aceitam a maioria ou toda a teoria da evolução, incluindo a seleção natural, acreditando que Deus espalhou o processo e algumas vezes que Deus criou as leis naturais que fazem a evolução funcionar.


DESIGN INTELIGENTE

O movimento design inteligente (DI) diz que a vida como nós a conhecemos tem se desenvolvido por meio de processos aleatórios naturais, que apenas a direção de um poder inteligente pode explicar a complexidade e a diversidade que vemos atualmente. Diferente do criacionismo, o DI não diz que Deus é essa inteligência. A inteligência no DI poderia ser Deus, mas também poderia ser uma raça extraterrestre ou outra força sobrenatural. Além disso, o DI não desenha seus argumentos diretamente a partir da Bíblia cristã. De qualquer forma, o movimento do design inteligente caminha em problemas parecidos com os da "ciência da criação" quando precisa provar suas teorias cientificamente.

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Origem da Vida
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page