top of page

Abiogênese e Biogênese

A teoria da geração espontânea ou abiogênese admite, em essência, o aparecimento dos seres vivos a partir da matéria bruta de maneira contínua. Essa hipótese surgiu com Aristóteles, há mais de 2 000 anos.

Para Aristóteles e seus seguidores, a matéria bruta apresentava um “princípio ativo” responsável pela formação dos seres vivos quando as condições do meio fossem favoráveis.


Experiência de Pasteur

O cientista francês Louis Pasteur,Ele realizou experimentos com balões do tipo pescoço de cisne, que mostrou que um líquido ao ser fervido, não perde a força vital, como defendiam os adeptos da abiogênese, pois quando o pescoço do balão é quebrado, após a fervura do líquido, há o aparecimento dos seres vivos. A partir dos experimentos de Pasteur, a teoria da biogênese passou a ter preferência nos meios científicos.


Biogênese

Vários cientistas provaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo e contestaram a abiogênese. Redi, médico e biólogo de Florença, por volta de 1660, começou a combater a teoria da abiogênese. Para isso, colocou pedaços de carne crua dentro de frascos, deixando alguns abertos.




Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Origem da Vida
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page