top of page

Lamarckismo e Darwinismo

Lamarckismo é o nome que se dá às ideias desenvolvidas por Lamarck sobre a evolução dos seres vivos. Importante ressaltar que tais ideias foram fundamentais para o conhecimento da evolução, mas não são mais aceitas. Lamarck acreditava que características adquiridas durante a vida poderiam passar de uma geração para outra (lei da transmissão das características adquiridas).

Lei do Uso e Desuso

A partir da observação do fato que certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados ou ficarem atrofiados se não forem usados, Lamarck criou uma das premissas básicas da sua teoria. Segundo a lei do uso e desuso, as girafas teriam necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores, elas esticavam mais o pescoço desenvolvendo a musculatura e isso levaria ao aumento do pescoço. Tal característica seria transmitida aos descendente.

Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos

Essa premissa complementa a primeira, do uso e desuso, pois Lamarck acreditava que as características adquiridas eram transmitidas de geração em geração, tornando as espécies mais adaptadas ao ambiente.

Desse modo, por exemplo, as girafas que aumentavam o pescoço com a necessidade de buscar folhas cada vez mais altas nas árvores, passavam essas características para os descendentes.

Importância das Ideias de Lamarck

Lamarck foi muito importante para o desenvolvimento das teorias evolucionistas, uma vez que naquela época, dominavam as ideias fixistas ou criacionistas. Segundo a forma de pensar fixista, o número de espécies era fixo e definido no momento da Criação por Deus. Portanto as espécies eram consideradas imutáveis.

No entanto, ele erou ao acreditar que características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes. Hoje sabemos que isso não ocorre, graças aos estudos genéticos. Essas características chamadas de fenótipo, que são provocadas por fatores do ambiente não podem ser transmitidas geneticamente, o que se chama genótipo.

DARWINISMO

Darwinismo é o conjunto dos estudos e teorias relativas à evolução das espécies, desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin (1808-1882).A teoria da evolução defende que todas as espécies descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo geológico foram sofrendo alterações.

Origem do Darwinismo

As especulações filosóficas encontraram terreno fértil na concepção da evolução biológica. A Geologia e a História Natural começaram a demonstrar que a idade da Terra é muito superior à que se pensava e que o homem existia há mais tempo do que se supunha.Charles Darwin que estabeleceu os principais mecanismos através dos quais qualquer espécie animal, inclusive o homem, evolui a partir de formas mais simples ou como resultado da necessidade de melhor adaptação ao seu ambiente.

Evolucionismo e Seleção Natural

A teoria da evolução proposta por Darwin tem como ideia básica a seleção natural, observada na natureza.

Os organismos que possuem as características mais “favoráveis” têm mais possibilidades de sobrevivência que os outros e maior oportunidade de reprodução. Assim, as características “favoráveis” serão transmitidas aos seus descendentes.

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Origem da Vida
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page